Submissão de artigos

A submissão de artigos carece do cumprimento de um conjunto de pressupostos que se mencionam pro memória:

i) Enquadramento no âmbito da revista;

ii) Não deteção de plágio;

iii) Não ter sido objeto de publicação prévia;

iv) Não estar sob avaliação noutra revista;

v) Estar aprovado por todos os autores;

vi) Obedecer às normas mencionadas.

O não cumprimento destes requisitos significa a rejeição imediata de qualquer submissão.

Os autores são responsáveis pela prestação de declarações falsas ou pelo não cumprimento dos requisitos, devendo assinar individualmente uma Declaração de Transmissão de Direitos (Anexo).

Toda a documentação relacionada com a submissão de artigos deverá ser remetida para o endereço ci.iscpsi@psp.pt com a indicação expressa do remetente (nome e endereço eletrónico).

Os artigos a submeter à Revista podem ser de quatro tipos:

i) Estudos empíricos;

ii) Estudos teóricos;

iii) Estudos de revisão; 

iv) Estudo de caso. 

Instruções para os autores

Os Estudos Empíricos devem obedecer, impreterivelmente, à seguinte estrutura: Introdução (Objetivos, Pertinência, Estado de Arte e Formulação do Problema); Método (Hipóteses; Amostra/Corpus/Participantes; Instrumentos; Procedimento); Apresentação e Discussão de Resultados; e, Conclusão.
 
Os Estudos Teóricos devem obedecer, impreterivelmente, à seguinte estrutura: Introdução (Objetivos, Pertinência); Estado de Arte (Contextualização Teórica e Hipóteses Teóricas ou Conceptuais); Perspetivas/Diretrizes (Relações, Contradições e Inconsistências); e, Discussão/Conclusão (Implicações Teóricas e Práticas).
 
Os Estudos de Revisão devem obedecer, impreterivelmente, à seguinte estrutura: Introdução (Objetivos, Pertinência); Estado de Arte (Contextualização Teórica e Hipóteses Teóricas ou Conceptuais); Perspetivas/Diretrizes (Relações, Contradições e Inconsistências); e, Discussão/Conclusão (Implicações Teóricas e Práticas).
 
Os Estudos de Caso devem obedecer, impreterivelmente, à seguinte estrutura: Introdução (Objetivos, Pertinência, Estado de Arte, e Formulação do Problema); Método (Participante/Evento/Organização; Instrumentos; Procedimento); Apresentação e Discussão de Resultados; e, Conclusão.
 
 

Limite de Páginas

O artigo não deverá exceder 10000 palavras, incluindo figuras, tabelas e referências. Exceções deverão ser devidamente justificadas.
 
 

Página de título

A página de título deve incluir (Anexo):
 

a) Título do artigo na língua escolhida pelo(s) autor(es);

b) Nome do(s) autor(es);

c) Afiliação e endereço do(s) autor(es);

d) Responsabilização de todo(s) o(s) autor(es);

e) E-mail do autor para correspondência;

f) Tipo de artigo.

 
 

Resumo/Abstract/Resumen

O resumo deverá ser apresentado em Português, Inglês e Castelhano, ser redigido no pretérito e não exceder 150 a 200 palavras; não deverá conter figuras/ilustrações/gráficos, tabelas/quadros, abreviaturas ou referências.
 
As palavras-chave/keywords/palabras-clabe devem ser de três a cinco, ordenadas alfabeticamente, passíveis de ser utilizadas para indexação.
 
 
Texto
 
Para o texto consideram-se as seguintes regras:
 

a) Os artigos devem ser apresentados em Word;

b) Tipo de letra Times New Roman, tamanho 12;

c) Espaço 1,5 entre linhas;

d) Utilização da função inserir tabelas, em detrimento das folhas de cálculo do Excel;

e) Utilização da função Equação para editar ou inserir fórmulas;

f) Salvar o documento em formato docx (Word 2007 ou superior) ou em formato doc (Versões do Word anteriores), com a designação do nome do artigo;

g) O manuscrito para revisão não deve conter o nome do(s) autore(s);

h) Evitar o uso de mais de três níveis para títulos e sub-títulos;

i) As abreviaturas devem ser mencionadas e definidas na sua primeira menção e utilizadas posteriormente de forma consistente;

j) As notas de rodapé devem ser convertidas em notas de fim de texto. Quando estritamente necessárias, são usadas para informação extra, não devendo conter referências bibliográficas. Também não devem conter figuras/ilustrações/gráficos ou tabelas/quadros. As notas de fim de texto devem ser numeradas sequencialmente, usando para tal a função automática existente no processador de texto.

Referências e Citações
 
As citações e referências devem ser efetuadas de acordo com as normas da American Psychological Association (APA) em vigor http://www.apastyle.org/.
 
 
Tabelas/Quadros
 
As tabelas/quadros devem seguir as normas APA. Em resumo:

a) As tabelas/quadros devem ser numeradas sequencialmente, usando a numeração árabe;

b) Devem ser apresentadas na ordem sequencial no texto;

c) Devem conter um título descritivo do seu conteúdo;

d) Qualquer material previamente publicado deve ser identificado e mencionada a fonte;

e) As notas das tabelas/quadros devem ser identificadas abaixo da tabela/quadro.

 
Figuras/Ilustrações/Gráficos
 
As figuras/ilustrações/gráficos devem seguir as normas APA. Em resumo:
 

a) As figuras/ilustrações/gráficos devem ser numeradas sequencialmente, usando a numeração árabe;

b) Devem ser apresentadas na ordem sequencial do texto;

c) Se existirem figuras/ilustrações/gráficos no Apêndice ou Anexo, as mesmas devem continuar a numeração contínua do texto.

d) Devem conter um título descritivo do seu conteúdo;

e) As notas das figuras/ilustrações/gráficos devem ser identificadas abaixo da figura/ilustração/gráficos;

f) Qualquer material previamente publicado deve ser identificado e mencionada a fonte. Para a inclusão de figuras/ilustrações/gráficos que já tenham sido previamente publicadas, o(s) autor(es) deve(m) obter permissão para a versão impressa e online. É de notar que algumas publicações não facultam os direitos de disponibilização eletrónica. Nesses casos, a Revista não assume o retorno dos custos que possam decorrer da obtenção dessa permissão.

Anexo

Declaração de Direito Autoral

A Revista está empenhada na integridade dos conteúdos publicados, razão pela qual subscreve os princípios éticos para a publicação científica, por forma a evitar condutas menos sérias que possam comprometer a confiança na Revista, no Conselho Editorial, na Direção e na sua cientificidade.

 

A integridade das investigações fundamenta-se:

i) Na não submissão do manuscrito a outras revistas para avaliação simultânea;

ii) Na não publicação (parcial ou integral) do manuscrito noutra revista, com exceção de ser uma expansão de investigações anteriores devendo, nesse caso, produzir evidência desse facto para evitar o auto plágio (self plagiarism);

iii) Nos dados não serem fabricados ou manipulados para confirmar conclusões;

iv) Na não apresentação de trabalhos, dados, ou teorias sem a necessária referência aos devidos autores (plágio – plagiarism);

v) Na utilização de software anti plágio por parte da Revista;

vi) Na contribuição de todos os autores para os trabalhos submetidos, pelo que são responsáveis e responsabilizáveis pelos resultados;

vii) Na não divisão de um estudo para aumentar a quantidade de submissões à Revista e/ou a outros jornais ao longo do tempo (salami-publishing);

viii) Na manutenção da ordem dos autores após aceitação do manuscrito;

ix) Na justificação fundamentada, através de carta ao Editor Principal ou Editor-Chefe, para solicitação de  inclusão ou eliminação de autores durante o processo de revisão.

Qualquer questão superveniente pode ser clarificada através da consulta do site http://www.apastyle.org

Anexo

Política de privacidade

Toda a informação disponibilizada pelos autores será mantida pela revista apenas para efeitos de publicação. Além disso, não será partilhada com terceiros.