Passados quatro anos da última edição, a Politeia regressa. Com esta edição, o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e a Polícia de Segurança Pública recuperam um espaço de divulgação de ciência e opinião com natureza académica numa área fulcral que se constitui como um dos pilares da democracia portuguesa.

A Politeia visa, em primeiro lugar, divulgar a produção especializada dos investigadores, docentes e alunos da nossa academia, mas também os trabalhos que de forma direta ou indireta sejam relevantes para a reflexão sobre as políticas públicas de segurança, bem como de artigos de carácter estratégico no âmbito da missão da PSP.

O nosso âmbito serão as ciências policiais, conceito por vezes mal compreendido, que se constitui na confluência de diferentes disciplinas científicas como o direito, as ciências sociais e políticas, as humanidades e as técnicas policiais.

Apoiamo-nos num conselho de redação internacional plural, com diferentes perfis profissionais, que, estamos convencidos, serão uma mais valia para a qualidade da Politeia.

Num esforço de incluirmos um público mais alargado, inovar-se-á acolhendo artigos noutros idiomas como o castelhano, inglês e francês, universalizando e internacionalizando a produção e a difusão de conhecimento.

Adota-se um novo formato que pretende ir para além do espaço científico, promovendo o pensamento ensaístico e de opinião, num diálogo motivador e inspirador entre a investigação e a realidade profissional.

Enquanto Diretor do ISCPSI, tenho de agradecer a toda a equipa do Centro de Investigação (ICPOL) – a nossa unidade de investigação, desenvolvimento e inovação científica – o trabalho intenso e rigoroso que permitiu reeditar e tornar perene este projeto iniciado já no distante ano de 2004, e que permitirá abrir as nossas portas a todos aqueles que pretendam publicar os seus trabalhos nesta área.

Por fim, o nosso especial reconhecimento pelo papel que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia desempenhou ao acreditar o ICPOL no sistema público nacional para a ciência, tecnologia e inovação, atribuindo um substancial apoio financeiro que ajuda a revitalizar a Politeia e a desenvolver o pensamento científico na área da Segurança Interna.